SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTAÇÃO DE MEMBROS SUPERIORES PARA AUXÍLIO NA REABILITAÇÃO DE INDIVÍDUOS COM DISFUNÇÃO NEUROMUSCULAR OU MUSCULOESQUELÉTICA

 

INTRODUÇÃO

        Devido aos constantes avanços médicos e tecnológicos, a expectativa de vida da população mundial aumenta a cada ano.

        Para idosos ou pessoas com deficiência a longevidade está intimamente ligada à qualidade de vida, que é influenciada pela condição de saúde assim como pela manutenção de sua autonomia em atividades e participação social.

        O invento compreende um sistema de sustentação e movimentação de membros superiores, o qual auxilia na reabilitação terapêutica de indivíduos com disfunção neuromuscular ou musculoesquelética.

        A presente invenção vantajosamente descreve um sistema com características de modularidade, podendo ser fixado a uma mesa (sem a base móvel) ou ser utilizado diretamente no chão (com a base móvel), por exemplo, e um sistema de deslizamento para o subconjunto de sustentação dos braços, que favorece mecanismos de compensação e correção da perda de movimentação e da força muscular.

        O membro superior é sustentado por duas alças confeccionadas com material de tecido automotivo, que se localizam sobre a articulação do cotovelo em um sistema de alavanca de primeira classe, e sobre a articulação do punho com a mesma vantagem de alavanca. Sua configuração e design permite liberdade de movimentação de dedos e polegar simultânea ao posicionamento do punho.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

        Auxílio na terapia assistiva de pessoas com perda de movimentação no ombro, cotovelo, antebraço, punho e mão como nos casos de lesão medular, acidente vascular encefálico, esclerose lateral amiotrófica, distrofia muscular, dentre outros, tendo como público alvo empresas que atuam na produção de dispositivos e equipamentos de tecnologia assistiva.

 

          Figura  - Sistema para sustentação e movimentação de membros superiores em sua configuração aberta. 

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO


 

 

Área: Outros   0187/2015   EESC / FMRP / IQSC                                                             Polo São Carlos

Patente protegida sob o nº:  BR 102017002305-2                                                         eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                           www.patentes.usp.br 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Zilda De Castro Silveira
Ismael Motta Barbosa
Valeria Meirelles Carril Elui
Alessandra Cavalcanti De Albuquerque E Souza
Palavras-chave:
Ajuste a Mobiliario
Alça
Amplitude de Movimento
Braço
Dispositivo
Modularidade
Movimentação
Proporções Ergonomicas
Suporte
Terapia Ocupacional
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum