INTRODUÇÃO
O sistema de apoio a decisão em grupo foi desenvolvido com o objetivo de viabilizar o uso e manipulação de modelos de otimização em logística por generalistas através da Visualização Analítica Avançada e da Modelagem Matemática Interativa. Assim, buscou-se trazer uma forma inovadora com a qual pessoas possam interagir de forma produtiva com os modelos matemáticos, a fim de auxiliar tomadores de decisão com sua aplicação prática.
O otimizador utiliza um modelo matemático codificado, que possui alguns de seus valores personalizados pelos usuários via interatividade, para solucionar um caso de projeto de malha logística. Dessa forma, a presente invenção permite que o usuário, ao personalizar sua proposta, verifique a resposta do otimizador utilizado pelo sistema sobre os locais e tamanhos dos centros de distribuição que a empresa necessita para atender seus clientes. Além de detalhes sobre as localizações, o software evidencia os resultados com relação ao custo, dando liberdade para o usuário dimensionar a relação de importância entre custo, nível de serviço e local onde quer que sejam instalados seus centros logísticos.
Além disso, foi criada uma interface interativa que, através de ferramentas visuais, facilita a manipulação de modelo matemático de otimização para configuração de uma rede de localização e distribuição. O código do software é curto, contando com bibliotecas que possuem licenças abertas, podendo ser aproveitadas por outros programadores, além de apresentar uma manipulação mais simples.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A tecnologia serve como ferramenta na área de Tecnologia de Comunicação e Informação e foi desenvolvida com o intuito de fornecer um sistema de otimização com suporte visual interativo, para que os usuários sem formação em programação matemática consigam manipular modelos sofisticados.
Imagem: Tela principal do sistema no Features High.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Áreas: Tecnologia de Comunicação e Informação; 0007/2020
Escola Politécnica – USP
APOIO E FOMENTO: FAPESP, nº 2017/20649-2. “As opiniões, hipóteses e conclusões
ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es)
e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob o nº BR512020000689-2 Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br