SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE DO PROCESSO DE EXTRAÇÃO EM DIFUSORES DE MATERIAIS FIBROSOS.

 

Introdução

Apesar da relativamente longa experiência, tanto no projeto quanto na operação de difusores industriais, as tecnologias empregadas não têm possibilitado obter novos ganhos de eficiência de extração.

Atualmente, vencer essa limitação é condição essencial para a sustentabilidade do setor, sobretudo na produção de biocombustíveis, tendo em vista a forte competição com os combustíveis derivados do petróleo.

                                                                               

    

 

Figura 1 - Sistema de monitoramento e

controle do processo de extração em difusores de materiais fibrosos.

Objetivos

A aplicação de tecnologias de segunda geração na produção de etanol celulósico a partir de bagaço requer eficiência de extração próxima de 100%, uma vez que o açúcar residual é transformado em furfurais na etapa de pré-tratamento, resultando em forte inibição da etapa subsequente de hidrólise enzimática.

A presente invenção compreende um sistema de monitoramento e controle do processo de extração em difusores de materiais fibrosos, principalmente cana de açúcar, visando à otimização de seu desempenho, sobretudo quanto à eficiência de extração. O referido sistema permite medir de forma simultânea a altura do leito de fibras, do líquido de embebição e respectivo grau brix resultante do soluto extraído do material fibroso.

Desta forma, elimina-se a necessidade de alterações físicas no sistema de extração para, por exemplo, sua integração a processos de sacarificação da fibra para a produção de etanol celulósicos e/ou compostos bioquímicos “verdes” como plásticos, solventes etc.

 

Aplicações

A tecnologia desenvolvida tem seu foco no setor sucroalcooleiro, também sendo aplicável a difusores para outros materiais fibrosos como na extração de taninos da casca de Acácia Negra ou a extração de limoneno e outros óleos essenciais da casca de cítricos.

 

Público alvo: Empresas dos setores: sucroalcooleiro; extratoras de taninos da casca de Acácia Negra ou de extração de limoneno e outros óleos essenciais da casca de cítricos.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR102017016479-9

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
NEYLOR DE LIMA FABIANO
SERVIDOR PÚBLICO
Universidade de São Paulo
neylorfabiano@usp.br
Inventores:
Paulo Seleghim Júnior
JONAS LAERTE ANSONI
José Francisco Torres
Palavras-chave:
Bioenergia
Controle de Processos
Extração de Caldo de Cana
Métodos Numéricos
Solução de Problemas Inversos
Sonda Tomográfica
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum