Fluxograma do sistema proposto - BR102019009907-0
INTRODUÇÃO
A qualidade dos espaços urbanos contribui para a qualidade de vida. Assim, o conhecimento das relações entre os padrões urbanos de microclima e suas implicações para o conforto ambiental dos usuários é uma solução prática e eficaz. O sistema proposto permitirá adquirir dados sobre a percepção do usuário às condições ambientais (térmica, acústica, iluminação e ergonomia), através de um modelo participativo de aplicativo Android que permite a coleta de dados reais do ambiente e sua localização, como temperatura e umidade do ar, direção e velocidade do vento e precipitação; coleta de dados de sensação de conforto térmico dos usuários; armazenamento dos dados e cálculo do conforto térmico do ambiente externo. Um dos objetivos da invenção é traduzir uma metodologia de avaliação de áreas urbanas através de um aplicativo móvel, para agilizar e informatizar o processo de aquisição e de tratamento e disponibilidade de dados coletados.
DIFERENCIAL
A tecnologia permite a coleta de dados de forma dinâmica e participativa, permitindo correlacionar opiniões subjetivas à dados de estações meteorológicas obtendo dados do conforto ambiental.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A inovação se insere na área de tecnologia da informação e gerenciamento urbano relacionado a um sistema de monitoramento remoto de parâmetros ambientais, climáticos e de conforto ambiental, através de correlação de dados primários que envolvam medidas in loco de variáveis ambientais e de percepção dos usuários.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Tecnologias da Comunicação e Informação; Outros; 0033/2019
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo - FAU
APOIO E FOMENTO: processo nº 2015/19484-3. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob o nº BR 10 2019 009907 0
Polo São Paulo