SISTEMA, MÉTODO E DISPOSITIVO DE LIBERAÇÃO DE INIMIGOS NATURAIS PARA CONTROLE BIOLÓGICO DE PRAGAS

 

INTRODUÇÃO
         Um dos pilares do manejo integrado de pragas é o controle biológico. Este fenômeno natural consiste na regulação do número de plantas e animais por inimigos naturais, assim, todas as espécies de plantas e animais têm inimigos naturais associados a seus estágios de desenvolvimento (ovo, larva/ninfa, pupa e adulto). Este processo também pode ser induzido artificialmente, com o uso de inimigos naturais produzidos em laboratório e utilizando-os como uma medida emergencial para o controle de pragas na agricultura e em área urbana.

         Neste contexto, a presente invenção refere-se a um sistema, um método e um dispositivo voltados para a liberação de recipientes biodegradáveis contendo inimigos naturais por meio de um veículo aéreo não tripulado (VANT) inteligente, em que se abrange a totalidade de uma área determinada da forma mais eficiente possível de modo a, opcionalmente, ser utilizado em âmbito agrícola, zootécnico ou urbano.

         A adoção dos veículos aéreos não tripulados (VANT) pode-se qualificar como vantagem devido a possível redução de custos, independência do uso de mão de obra não qualificada para a liberação, apresentar extrema mobilidade em áreas de difícil acesso e permitir liberações durante a noite com uso de georreferenciamento, o que minimizaria o impacto do calor sobre os parasitoides.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

         A presente invenção insere- se no segmento de controle biológico, empregada na liberação de Inimigos naturais de pragas em culturas agrícolas por meios de um veículo aéreo não tripulado (VANT) inteligente, tendo como foco, empresas interessadas em desenvolver e comercializar o sistema, método e dispositivo. 

 

                        

                                                                       Figura  - VANT em operação.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Área: Outros   0092/2017   ICMC                                                                                            Polo São Carlos

Patente protegida sob o nº:  BR 102018004608-0                                                            eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Jó Ueyama
Heitor De Freitas Vieira
GUSTAVO JOSE PEREIRA LEITE
HAROLDO XAVIER LINHARES VOLPE
ANA CAROLINA PIRES VEIGA
MARCELO DA SILVA SCAPIN
MARCELO PEDREIRA DE MIRANDA
Palavras-chave:
Controle Biológico
Liberação de Artrópodes Inimigos Naturais de Pragas
VANT
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum