Introdução A presente invenção é um novo tipo de reator aeróbio com biofilme que opera com altas ou baixas cargas orgânicas e hidráulicas, com alta eficiência de remoção de matéria orgânica, de nutrientes e de toxidade aguda e crônica, tanto sob condições de choques orgânicos e hidráulicos quanto em condições de estabilidade. O meio suporte inserido no reator para formação de biofilme é um resíduo sólido descartado em construções civis, permitindo assim uma diminuição do custo de construção da invenção. | |
Objetivos
Remover matéria orgânica, toxicidade e nutrientes, principalmente nitrogênio amoniacal, para obter uma qualidade de água residuária para lançamento em cursos hídricos classe 2 ou até reuso.
Realizar a biodegradação aeróbia de águas residuárias biodegradáveis contribuindo para o controle de poluição em indústrias, agroindústrias e municípios.
Aplicações e público alvo
O referido reator pode ser aplicado para tratamento ou polimento de uma infinidade de águas residuárias contendo altas ou baixas concentrações de matéria orgânica e nutrientes.
Caracteriza-se como publico alvo qualquer indústria, agroindústria ou município que deseje construir ou aperfeiçoar uma estação de tratamento de efluentes para atender as normas ambientais vigentes, de forma eficiente e com baixos custos de construção e operação.
Estágio de desenvolvimento
Parceiros: CNPq
Patente protegida sob o nº: BR 10 2014 030124-0