REATOR AERADO TRIFÁSICO COM LEITO MÓVEL DE BIOFILME

 

Introdução

A presente invenção  é um novo tipo  de reator aeróbio com biofilme que opera com altas ou baixas cargas orgânicas e hidráulicas, com alta eficiência de remoção de matéria orgânica, de nutrientes e de toxidade aguda e crônica, tanto sob condições de choques orgânicos e hidráulicos quanto em condições de estabilidade. O meio suporte inserido no reator para formação de biofilme é um resíduo sólido descartado em construções civis, permitindo assim uma diminuição do custo de construção da invenção.

 

Objetivos

Remover matéria orgânica, toxicidade e nutrientes, principalmente nitrogênio amoniacal, para obter uma qualidade de água residuária para lançamento em cursos hídricos classe 2 ou até reuso.

Realizar a biodegradação aeróbia de águas residuárias biodegradáveis  contribuindo para o controle de poluição em indústrias, agroindústrias e municípios.

 

 

Aplicações e público alvo

O referido reator pode ser aplicado para tratamento ou polimento de uma infinidade de águas residuárias contendo altas ou baixas concentrações de matéria orgânica e nutrientes.

Caracteriza-se como publico alvo qualquer indústria, agroindústria ou município que deseje construir ou aperfeiçoar uma estação de tratamento de efluentes para atender as normas ambientais vigentes, de forma eficiente e com baixos custos de construção e operação.

  

Estágio de desenvolvimento

 

Parceiros: CNPq

Patente protegida sob o nº: BR 10 2014 030124-0

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Teresa Cristina Brazil De Paiva
Erlon Lopes Pereira
Flávio Teixeira Da Silva
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum