Porta Ferramenta Assistido para Usinagens de Precisão e Ultraprecisão

 

Introdução

Torno mecânico é uma máquina-ferramenta que permite usinar peças (confecção e acabamento) de forma geométrica de revolução. Ele opera fazendo girar a peça a usinar presa em um cabeçote, enquanto uma ou diversas ferramentas de corte são pressionadas em um movimento regulável de avanço de encontro à superfície da peça, removendo material, chamado cavaco, de acordo com as condições técnicas adequadas.

 

Objetivos

A presente invenção trata-se de um porta ferramentas assistido para usinagens de precisão e ultraprecisão com utilização em torno mecânico. É composto principalmente por suporte para a ferramenta de corte, um atuador piezelétrico, um sensor de descolamento e um sistema de controle, cujo possibilita uma precisão muito maior na usinagem.

Possui retorno mais rápido a posição requerida de deslocamento; alia alta frequência e precisão de deslocamento; trabalha com deslocamento em mícron; oferece maior precisão.

 

 

Aplicações

Confeccionar eixos, polias, pinos, qualquer tipo possível e imaginável de roscas, peças cilíndricas internas e externas, além de cones, esferas e os mais diversos e estranhos formatos, com maior precisão.

 

Público alvo: Fabricantes de torno mecânico, indústria ótica e eletrônica.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Parceiros: UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR

Patente registrada sobre n° BR 102012031753-2

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Jaime Gilberto Duduch
Laercio Javarez Junior
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum