INTRODUÇÃO
A biotecnologia na agricultura tornou-se um recurso importante para o melhoramento genético e o aumento da produção, visto que a manipulação da expressão de genes específicos pode incrementar diversas características de interesse agronômico. Particularmente, é grande o esforço em todos os setores relacionados à indústria sucroalcooleira para a melhoria do cultivo da cana-de-açúcar, priorizando a busca por variedades melhoradas, melhor adaptadas a condições ambientais adversas e resistentes a patógenos e pragas. Neste contexto, a identificação e a caracterização de elementos promotores em cana-de-açúcar consistem em importantes ferramentas para a manipulação genética desta espécie. A disponibilidade de promotores tecido-específicos e constitutivos é crítica para o desenvolvimento de plantas transgênicas, pois é necessário expressar os transgenes nos locais e nas quantidades adequadas para se obter respostas agronomicamente melhores.
Diante do exposto, a presente invenção se refere ao desenvolvimento de promotores ativos constitutivamente e/ou de tecido-específica em cana-de-açúcar, cassetes de expressão e seus vetores. Esta apresenta sequências de ácidos nucleicos isolados de promotores de genes de cana-de-açúcar, seus cassetes de expressão contendo pelo menos uma das ditas sequências e pelo menos um gene de interesse heterólogo e/ou nativo da planta e seus vetores de expressão. Particularmente, as estruturas da presente invenção são capazes de dirigir a expressão constitutiva em calos, folhas, entrenós e raízes da cana-de-açúcar, além de ser possível incluir, em suas construções, genes associados ao teor de sacarose, ao metabolismo da parede celular, à produtividade (produção de biomassa) e à resposta à seca.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
As estruturas referidas pela presente invenção possuem aplicações no âmbito da genômica funcional, biologia molecular, engenharia genética e, em especial, na regulação da expressão gênica em plantas, particularmente, na cana-de-açúcar.

Figuras - 1. Plantação de cana-de-açúcar; 2. Localização de transcritos de transgenes específicos em folhas de cana-de-açúcar detectados por hibridização in situ usando sonda antisense. A expressão destes genes em células da secção transversal da folha é visível como um precipitado rósea (seta). O sinal de hibridização é observado nas células da bainha do feixe vascular da folha, onde “f” refere-se ao floema e “x” ao xilema..
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Outros 0066/2010 Universidade de São Paulo; Central de Álcool Lucélia Polo São Paulo
Patente protegida sob o nº: PI1003751-9; BR122019011083-2; BR122019011087-5 alelima@usp.br
www.patentes.usp.br