PROCESSO PARA OBTENÇÃO DE POLIÓIS COM ALTO VALOR AGREGADO A PARTIR DA BIOMASSA E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES

 

INTRODUÇÃO

Fontes não renováveis como o carvão, o petróleo e o gás natural são de extrema importância para produção de produtos químicos atualmente, no entanto, estima-se que estes recursos são finitos e possuem longevidade de 80-100 anos, além de já ser comprovado seus danos ambientais e negativos sobre o clima global. Assim, fica evidente a necessidade do desenvolvimento de métodos que utilizem biomassa renovável, que por sua vez são economicamente favoráveis e ambientalmente amigáveis. As principais fontes renováveis de biomassa são as plantas e algas, e uma série de pesquisas atuais estão focadas no desenvolvimento de biorrefinarias, que utilizam estas biomassas renováveis para produção de outros produtos químicos.  Um dos principais desafios encontrados na utilização de biomassa está na busca por estruturas longas de carbono, já que atualmente os principais produtos da biomassa são limitados a 5 ou 6 carbonos apenas. Neste sentido, a presente tecnologia traz uma metodologia inovadora para produção de moléculas com alto valor agregado, de uma maneira sustentável e com bom rendimento. Esta tecnologia poderá permitir a síntese de polímeros com novas propriedades, bem como a sua conversão em hidrocarbonetos de cadeia longa, e aplicação em formulações para cosméticos.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO- ALVO

A presente tecnologia pode ser aplicada na produção  de polióis inéditos com longa cadeia carbônica, se inserindo assim na área de Tecnologias da Comunicação e Informação, e outros, mais especificamente nas áreas de química e engenharia de materiais.

 

Figura: Esquema geral da invenção.

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

 

Área: Tecnologias da Comunicação e Informação, e Outros; 0051/2020

Instituto de Química de São Carlos– USP; Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Apoio e Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), nº2017/23329-9 . “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”; COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR  (CAPES), n°88882.331008/2019-01.

Protegida sob o nº: BR102020 021669-4

Polo São Carlos

inovacao@sc.usp.br 

www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
FREID ARTUR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
freid@usp.br
Inventores:
ANTONIO CARLOS BENDER BURTOLOSO
CAMILA SOUZA SANTOS
ADRIANO SIQUEIRA VIEIRA
CAIO CÉSAR DOS SANTOS PENTEADO SOARES
Palavras-chave:
Biomassa lignocelulósica
Fonte renovável
gamma-valerolactona
Plastificantes
Polímeros
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum