PROCESSO INOVADOR DE OBTENÇÃO DE UM SISTEMA NANOESTRUTURADO POLIMÉRICO CATIÔNICO ANFIFÍLICO, SISTEMA NANOESTRUTURADO POLIMÉRICO ANFIFÍLICO E SEU USO

 

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA NANOESTRUTURADO PARA USO OFTÁLMICO

Nadia Araci Bou Chacra e Milton Ruiz Alves                                   124/2015

 

Introdução

A tecnologia refere-se à obtenção de uma nanoestrutura polimérica contendo, no seu núcleo, fármaco solúvel em óleo e, na sua superfície, fármaco solúvel em água. Essa nanoestrutura foi revestida de quitosana, permitindo associação à mucosa do olho, possibilitando maior tempo do medicamento na área aplicada, aumentando assim, sua eficiência e viabilizando produtos oftálmicos eficazes e seguros. Uma vez que, as formulações atuais para tratamento de doenças oftalmológicas são rapidamente eliminadas da área pré-ocular devido a propriedades anatômicas e mecanismos de proteção do olho que expulsa qualquer material que alcance a região ocular.

 

Objetivos

Desenvolver um produto oftálmico com maior eficácia e segurança para tratamento de doenças oculares, a partir do estudo aprofundado de parâmetros que podem interferir na eficiência da formulação do sistema nanoestruturado e também, por meio da caracterização físico-química e microbiológica desse sistema.

 

Aplicações e público alvo

A tecnologia pode ser aplicada a diversos novos produtos e processos, visto que, apresenta custos de produção inferiores e qualidade superior aos disponíveis no mercado.

 

Estágio de desenvolvimento

 

   

Fonte: Google Images

 

Área: Saúde e Cuidados Pessoais  Patente protegida sob  o nº BR 102016027137 - 1  Faculdade de Ciências Farmacêuticas

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Nadia Araci Bou Chacra
Milton Ruiz Alves
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum