PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE EMULSÃO MÚLTIPLA DO TIPO A/O/A

 

Introdução

As emulsões são classificadas como: óleo em água (O/A) ou água em óleo (A/O). As emulsões múltiplas, por sua vez, são sistemas onde os dois tipos de emulsão existem simultaneamente, podendo assim ser do tipo complexo A/O/A ou O/A/O.

As referidas emulsões possuem propriedades particulares como encapsulamento e consequente proteção da substância encapsulada, habilidade para introduzir substâncias incompatíveis em um mesmo sistema e liberação sustentada. Outras propriedades ainda são imobilizar enzimas, mascarar o sabor de fármacos, remover toxinas e atuar na overdose de drogas, ou ainda tratar efluentes industriais e preparar vesículas lipídicas e de microcápsulas.

 

Objetivos

A tecnologia consiste em um método de obtenção de emulsões múltiplas A/O/A em uma única etapa, simplificando o processo de produção, em comparação ao processo em duas etapas, e viabilizando sua aplicação nas área cosmética, farmacêutica e química, bem como em outros setores que empregam sistemas emulsionados em lubrificantes, domissanitários, adubos, tintas e petrolíferos.

 

Aplicações e público alvo

Indústrias cosmética, farmacêutica, alimentícia, química e têxtil. 

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial

 

Estágio de desenvolvimento

 

Pedido de patente registrado sob n° PI 0705284-7

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Pedro Alves Da Rocha Filho
Jacqueline Moreira De Morais
Orlando David Henrique Dos Santos
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum