PROCESSO DE OBTENÇÃO DE SUBSTRATO LIGNOCELULÓSICO E SEU USO

 

INTRODUÇÃO
          Cana-de-açúcar é uma gramínea perene do gênero Saccharum, nativa das regiões tropicais do sul da Ásia e da Melanésia e utilizada principalmente para a produção de açúcar e etanol. Possui caules robustos, fibrosos e articulados que são ricos em sacarose. Além disso, a biomassa lignocelulósica da parte central do entrenó, é adequada para uso somo substrato em testes enzimáticos após uma etapa de pré - hidrólise enzimática.

        O substrato descrito é útil na avaliação da atividade enzimática de esterases e no controle dos processos que compreendem uma etapa de hidrólise enzimática, tais como os processos industriais de uso de resíduos agroflorestais para a produção de etanol, polpa e papel, bem como nas indústrias de cosméticos e alimentos.

        Dessa maneira, a presente invenção descreve um processo de obtenção de um substrato lignocelulósico, com baixa recalcitrância, útil na determinação experimental da atividade enzimática de esterases, como feruloil esterase, cumaril esterase e acetil esterase, e no monitoramento da atividade das mesmas durante o bioprocessamento da biomassa vegetal. 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Pode ser aplicado no campo da genética e da biotecnologia. O público alvo inclui a indústria de reagentes para laboratório e kits diagnósticos, a indústria de bio-eregia e celulose e papel, bem como o setor de cosméticos e alimentos.

                                                  

Figura 1: Representação da estrutura de um entrenó de cana de açúcar, mostrando a casca (A), o córtex (B), a interface (C) e a medula (D), da qual se origina o substrato lignocelulósico em questão.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Área: Outros    0006/2013    Escola de Engenharia de Lorena                                   Polo São Paulo

Pedido de Patente protegido sob o nº: BR102013001098-7                                          alelima@usp.br

Apoio e fomento: FAPESP                                                                                          www.patentes.usp.br

 

Processo nº 08/56256-5, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
ANDRÉ LUIS FERRAZ
ADRIANE MARIA FERREIRA MILAGRES
FERNANDA MACHADO MENDES
THALES HENRIQUE DE FREITAS COSTA
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum