INTRODUÇÃO
O melanoma é uma lesão maligna que pode surgir na pele, nas membranas mucosas, nos olhos e no sistema nervoso central. A molécula seriniquinona é capaz de matar células tumorais de melanoma, mas seriniquinona é muito insolúvel, se tornando um problema na hora de aplicá-la, pois não se distribui no organismo.
Conseguiu-se, assim, desenvolver sistemas líquido-cristalinos de fase lamelar que permitiram incorporar quantidades de Seriniquinona superiores comparado a veículos apolares e formulações convencionais, ainda que alguns cristais pudessem ser observados por microscopia de luz polarizada. Ou seja, trata-se de um processo capaz de obter de nanopartículas de albumina preparadas através de dessolvatação, o que permite a incorporação e a veiculação da seriniquinona, tendo o potencial de prevenir e tratar lesões cutâneas como o melanoma em exames pré-clínicos.
DIFERENCIAL
A presente inovação se diferencia em razão de incluir no uso do método para a melhor incorporação da seriniquinona, e também por se tratar de um tratamento tópico na forma de gel autoaplicável e seguro.
Figura 1: imagem de melanoma nas costas. Fonte: própio autor. Figura 2: Gel autoaplicável. Fonte: próprio autor.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A presente invenção se insere no campo da medicina, mais especificamente na área de formulações farmacêuticas de liberação modificada e se refere a uma formulação farmacêutica na forma de um gel autoaplicável
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0062/2021
Instituto de Ciências Biomédicas - USP
APOIO E FOMENTO:
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob os nº BR 10 2021 022280-8