INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, o interesse pela emulsão em escala nanométrica tem aumentado de forma significativa posto suas características superiores ratificadas. Por outro lado, o óleo de oliva tem sido bastante explorado por possuir elevado potencial de aplicação em preparações farmacêuticas, cosméticas ou alimentos funcionais, devido as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Estimulado por estas características intrínsecas, a presente invenção apresenta o processo para obtenção de nanoemulsão compreendendo óleo de oliva utilizando da técnica de emulsificação empregando fase D (EFD).
O processo de EFD promove a formação de uma emulsão fina de diversos óleos, incluindo óleos vegetais, com baixa concentração de tensoativo, sem necessidade de ajuste rigoroso do equilíbrio hidrófilo-lipófilo do sistema. E como alternativa de processo de baixa energia, sua aplicação proporciona soluções excepcionais para o desenvolvimento de nanoemulsão estável compreendendo o óleo de oliva em elevada concentração.
Ademais, em comparação aos métodos de emulsificação espontânea, o processo de EFD não requer a presença de solvente, o que possibilita a sua ampla aplicação em escala industrial.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A presente tecnologia se insere no campo químico e nanotecnológico, com aplicação em tratamentos tópicos e orais, com possíveis efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes.
Figuras:
1. Estruturas e aspectos visuais do processo EFD a temperatura de 50ºC.
2. Óleo de oliva.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais) 0023/2018 Faculdade de Ciências Farmacêuticas
Patente protegida sob o nº: BR 102018075738-5
APOIO E FOMENTO: processo nº 2017/08332-3. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”; Demanda Social CAPES
Polo São Paulo
alelima@usp.br
www.patentes.usp.br