PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MICROPARTÍCULAS E ISOLAMENTO DOS PRINCÍPIOS ATIVOS DE COPAÍFERA PARA USO TERAPÊUTICO

 

Introdução

Atualmente, o mercado mundial de fitoterápicos representa uma parcela significativa do setor farmacêutico, levando à um faturamento mundial  44 bilhões de dólares por ano.

Dentre as plantas que apresentam propriedades terapêuticas temos a Copaífera, gênero com diversas atividades descritas na literatura e com grande potencial para uso na área de saúde e beleza.

O uso de micropartículas contendo extratos de Copaífera langsdorffii  mostrou-se promissor para o tratamento de cálculo renal, dor, infamação, artrites, tártaros, dores musculares e espasmódicas. O sistema de micropartículas ainda apresenta vantagens em relação à utilização de extratos liofilizados, permitindo maior proteção e estabilidade dos compostos do extrato, além de melhor capacidade de desenvolvimento farmacotécnico e liberação modificada.

 

 

Objetivos

A tecnologia consiste em um processo de obtenção de micropartículas contendo extratos de Copaífera langsdorffii, as quais podem ser utilizadas em formulações para o tratamento de cálculos renais, cólicas abdominais e renais, dor, inflamação, infecções do trato urinário, artrites e tártaros. Além disso, tais micropartículas apresentam atividade antisséptica, com potencial para uso em cosméticos e produtos de higiene pessoal.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica.

 

Informações Adicionais

Desenvolvida pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Universidade de São Paulo (USP), e pela empresa Apis Flora. O pedido de patente foi depositado e está disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Pedido de patente depositado sob o nº: PI1000802-0

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Jairo Kenupp Bastos
Aurita Rodrigues Flores Brunharoto
Andresa Aparecida Berretta E Silva
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum