PROCESSO DE OBTENÇÃO DE BIOCOMPÓSITOS BASEADOS EM CELULOSE BACTERIANA E POLIURETANO DE ORIGEM VEGETAL

 

INTRODUÇÃO
       Bio-compósitos são materiais constituídos por fases de origem natural, e portanto, são primordiais na redução dos impactos ambientais causados pelo intenso consumo de materiais sintéticos obtidos a partir de fontes fósseis, além de diminuir o acúmulo de resíduos naturais permitindo valorizar de forma sustentável a cadeia de produção agrícola empregando recursos da Química Verde.

        Assim, o desenvolvimento de BIO-COMPÓSITOS tem atraído grande interesse da área acadêmica e industrial devido aos seus benefícios como biodegradabilidade, material mais leve, com melhores propriedades mecânicas e térmicas, além do custo ser menor devido pelo menos uma das matérias-primas serem de fonte renovável. Uma interessante alternativa para a produção de BIO-COMPÓSITOS seria a celulose bacteriana que pode ser utilizada como matriz ou reforço estrutural, ao lado de outros aditivos.

       Dessa maneira, foi desenvolvida a presente invenção, que descreve um processo de obtenção de bio- compósitos multifuncionais baseados em membranas de celulose bacteriana (CB) e resinas de poliuretano (PU) derivadas de óleos vegetais com a obtenção de membranas transparentes/coloridas multifuncionais a partir de fontes renováveis de matéria prima, empregando conceitos abrangentes na área de Materiais Naturais (Oleoquímica e Engenharia de Produtos e Processos).

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Pode ser aplicado no campo da biotecnologia. O público alvo são empresas que tenham interesse em produzir biocompósitos.

             

Figura: Micro Fotografia ampliada/colorizada mostrando a possibilidade de revestir Grânulos de Ureia para Liberação Controlada de Nutrientes. O “furo” corresponde a uma abertura em escala de nanômetros por onde flui ureia. Registro dados obtidos por Ensaio em Solo em que o grânulo foi analisado por MEV.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Área: Outros    0007/2013    IQSC                                                                                      Polo São Carlos

Pedido de Patente protegido sob o nº: BR102013001438-9                                       eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                           www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
ELAINE RUZGUS PEREIRA PINTO
Hernane Da Silva Barud
SIDNEY JOSÉ LIMA RIBEIRO
WAGNER LUIZ POLITO
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum