Introdução Artroplastia de quadril refere–se ao procedimento para substituição da articulação natural por uma prótese. A indicação mais comum para este procedimento é em função do "desgaste" da cartilagem do quadril. O objetivo da cirurgia é a restauração do movimento e também o alívio da dor, melhorando a qualidade de vida do paciente. Essas próteses podem também ser utilizadas nas fraturas selecionadas do colo femoral. | |
Objetivos
A artroplastia do quadril é uma das cirurgias mais bem sucedidas de toda a medicina moderna e tem evoluído continuamente nos últimos anos, com avanços tanto dos materiais quanto das técnicas cirúrgicas. A presente invenção é baseada no estudo biomecânico articular, o qual substitui as funções do ligamento redondo, de forma a mimetizar a força de coaptação(*) articular realizada em condições normais e dessa maneira possibilita a segurança contra luxações da prótese cirúrgica em humanos ou animais.
* Coaptação: efeito de reduzir ossos deslocados ou de manter as extremidades dos ossos fraturados em boa posição até a consolidação da fratura.
Aplicações e público alvo
Cirurgias ortopédicas de artroplastia de recapeamento de extremidades esferoides ou condilares de ossos longos, como o quadril de humanos ou animais de qualquer porte.
Público alvo: Fabricantes de próteses e implantes cirúrgicos para ortopedia.
Estágio de desenvolvimento
Patente registrada sobre n° BR 10 2015 006381-4