POSICIONADOR RADIOGRÁFICO ODONTOLÓGICO INDIVIDUALIZADO

 

Introdução

O exame radiográfico periapical se tornou rotineiro e indispensável em diversas áreas da odontologia. A alta qualidade, definição e fidelidade entre as imagens são requisitos fundamentais à correta interpretação e confiabilidade no uso desses resultados em pesquisas e no auxílio para a construção de diagnóstico.

Contudo, erros na aplicação da técnica radiográfica, principalmente erros de angulação, são comumente relatados. Pensando nisso, pesquisa realizada pela Faculdade de Odontologia desenvolveu o dispositivo padronizador radiográfico odontológico.

 

Imagem 1: Imagem ilustrativa digital simulando o uso do dispositivo em um paciente. Imagem 2: Fotografia representativa do dispositivo padronizador por impressão 3D pelo método FDM. Fonte: Os autores

 

Objetivos

O dispositivo padronizador radiográfico odontológico, produzido com material sustentável de design simples e de baixo custo, permite a padronização geométrica das imagens radiográficas em diferentes intervalos de tempo, minimizando erros de angulações horizontal e vertical. O dispositivo ainda é individualizado e acoplável à posicionador odontológicos radiográficos.

 

Aplicações e Público Alvo

A tecnologia aqui revelada pertence ao campo dos dispositivos auxiliares ao diagnóstico em radiologia odontológica. Nesse sentido, o ramo da saúde, ligado à odontologia compõem o setor sensível desta invenção. 

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente registrada sobre n° BR102016020284-1

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Jorge Abrão
André Felipe Abrão
Giselle Guimarães Do Carmo
Kátia Rie Yabiku Utsunomiya
Rachelle Elisa Arantes Gobo
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum