POSICIONADOR PARA RADIOGRAFIAS OCLUSAIS DE MAXILA E MANDÍBULA

 

Introdução

As radiografias oclusais de maxila e mandíbula são exames complementares de grande importância na odontologia, auxiliando no diagnóstico de anomalias dentárias,  patologias ósseas, de tecido mole e processos neoplásicos. No entanto, a realização de exames oclusais e periapicais pode gerar o incômodo no paciente e também levar a obtenção de resultados não esperados, devido à dificuldade de manutenção do filme no local adequado. Havendo grande variação nas angulações e incidência dos raios- x .

O uso de dispositivos posicionadores minimiza tais inconvenientes, porém, destaca-se a ausência de dispositivos deste tipo voltados para radiografias oclusais. Além disso, os sistemas de angulação de base presentes nesses não permitem, em muitos casos, a adequação às necessidades da análise.

 

 

Objetivos

Padronizar a realização das radiografias oclusais de maxila e mandíbula, proporcionando reprodutibilidade  da técnica radiográfica, provido ainda de uma sistema de articulação passível de variação da angulação de acordo com as necessidades do caso. O dispositivo destaca-se ainda pela sua praticidade, pois pode ser voltado para radiografias oclusais de maxila ou mandíbula sem necessidade de intercambiar componentes.

 

 

Aplicações e público alvo

- Cirurgiões Dentistas;

- Clínicas radiológicas e centros  de documentação radiográfica;

- Auxilio no acompanhamento da expansão rápida da maxila;

- Padronização das radiografias oclusais

- Indústria de equipamentos odontológicos e cirúrgicos

 

 

Estágio de desenvolvimento
 

Patente protegida sob o nº: MU 9000661-5

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Ana Lucia Alvares Capelozza
Marcelo Junior Zanda
Renata Sathler Zanda
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum