INTRODUÇÃO
A presente invenção trata-se do plasmídeo pGEM-pET28, que é um vetor para expressão de proteínas recombinantes em E. coli. Este alia a capacidade de ligação e replicação de pGEM com o sistema de expressão pET28. Este vetor possui 2000 pares de bases a menos que pET28 sem perder a capacidade expressiva, além de grande replicação em E. coli. E tem como objetivos: Armazenagem, ligação, replicação e expressão de DNA recombinante em E. coli. As proteínas expressas neste sistema podem ser purificadas em resinas de níquel-sepharose, pois o plasmídeo codifica duas caudas de histidina (6x His-Tag) nas extremidades caboxi e amino. Um sítio para clivagem de trombina está presente no limite entre a proteína recombinante e a porção amino-terminal proveniente da plasmídeo.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
Pode ser aplicado na clonagem e manutenção de genes no plasmídeo como Pgem e na expressão de proteínas recombinantes como em pET28. O público alvo são laboratórios de pesquisas e industrias relacionadas à tecnologia do DNA recombinante.

Figura: Representação esquemática do plasmídeo pGEM-pET28.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados Pessoais 0079/2013 FCFRP Polo Ribeirão Preto
Pedido de Patente protegido sob o nº: BR102013020116-2 foprado@usp.br
Apoio e fomento: FAPESP, CAPES, CNPq www.patentes.usp.br
Processo nº09/07713-7, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”