Novo detector de radiação ionizante ultra sensível

 

Introdução

       Modalidades de radioterapia conformacional, como IMRT e protonterapia, são modernas técnicas de radioterapia no tratamento de tumores em humanos capazes de concentrar alta dose de radiação no volume alvo e reduzir a exposição à radiação dos tecidos normais circundantes. No entanto, elevado controle de qualidade com a verificação exata da dose distribuída, essencial à execução dessas técnicas na prática da rotina clínica, tem sido dificultado devido à falta de dispositivos de detecção de radiação mais eficazes. Dosimetria bidimensional, usando material luminescente opticamente estimulável, tem sido testada; contudo, um material com propriedades dosimétricas e luminescentes adequadas a essa aplicação específica ainda era inexistente.

       Essa tecnologia aqui apresentada é um fósforo fotoestimulável com propriedades adequadas à aplicação em dosimetria bidimensional com uma combinação única de propriedades dosimétricas e luminescentes não encontradas em nenhum outro material. Graças as propriedades intrínsecas da técnica da luminescência oticamente estimulada e das propriedades dosimétricas, morfológicas e luminescentes, inerentes do novo detector, distribuição de dose em duas dimensões com alta precisão de dose, alta resolução espacial, extenso alcance dinâmico e rapidez pode ser obtida.

 

 

Objetivos

       A invenção tem como objetivo a inovação em material luminescente opticamente estimulável para dosimetria bidimensional como detector de radiação ionizante ultra sensível, que consiste num pó fino à base de MgO, propriamente preparado e dopado com Cério, Lítio e Samário.

 

Benefícios

a) Alta sensibilidade à radiação ionizante;

b) Capacidade de fornecer um perfil de dose com alta precisão, alta resolução espacial (finas granometria) e de fácil utilização;

c) Estabilidade do sinal também é tecido equivalente (Zefetivo~10.8);

d) Não tem elementos radioativos na constituição de sua formula;

e) Emissão luminescente na região do verde;

f) Curto tempo de vida luminescente para rápida varredura do filme;

g) Extensa faixa dinâmica, para reproduzir as grandes amplitudes de gradientes de dose, exigidos pela técnica de IMRT.

 

Aplicações

       A presente tecnologia poderá ser utilizado no revestimento de placas, de maneira similar as placas de fósforos em radiografia computadorizada, permitindo uma rápida leitura e com alta precisão na medida da dose distribuída.

 

Público alvo: Hospitais com moderna radioterapia conformacional e empresas que desenvolvem equipamentos de radioterapia.

 

Parceiros: FAPESP

Patente registrada sob n° BR 102016018972-1

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum