INTRODUÇÃO
A tecnologia aqui apresentada propõe o uso do fármaco fingolimode (FTY720), um imunossupressor muito utilizado em terapias imunológicas de esclerose múltipla. O medicamento foi encapsulado em nanocápsulas poliméricas de PLGA dispersas em meio aquoso contendo tensoativo não iônico Plurônic® 127, resultando na composição inovadora NP@FTY720 voltada para o tratamento de covid-19. Resultados de estudos datados de 2020 e 2021 sugerem que o uso de FTY720 tem potencial para reduzir os efeitos da doença, uma vez que o perfil de liberação do fármaco é acelerado em pH acidificados, favorecendo a liberação do fingolimode em tecidos inflamados.
DIFERENCIAL
A presente inovação oferece menor citotoxicidade, uma vez que o fármaco nano encapsulado tem ação altamente superior à do fármaco livre e em concentração 60x menor. Essa característica permite ainda o barateamento nos custos de produção e que os efeitos adversos induzidos pelo FTY720 sejam significativamente reduzidos. A NP@FTY720 apresentou ainda alto potencial para reduzir a replicação viral do agente patogênico.
APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO
A inovação a ser incorporada no campo da Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), insere-se no campo das ciências farmacêuticas e da nanotecnologia e tem potencial de uso global, uma vez que a pandemia de Covid-19 foi há pouco encerrada e ainda se sofre com infecções por SARS-CoV-2.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); 0039/2022
Instituto de Física de São Carlos - IFSC; Universidade de São Paulo - USP Polo São Carlos