Microdispositivos detectores do Vírus da Dengue; Processo de Produção de Microdispositivos Detectores do Vírus da Dengue; Kit Contendo o mesmo Método de Identificação da Dengue

 

Introdução

O diagnóstico errado ainda é uma das principais causas de morte por dengue no Brasil. Especialistas dizem que os erros em diagnósticos acontecem, em grande parte, pelo fato dos sintomas da dengue serem muito parecidos com os de outras doenças, como gripe, pneumonia, meningite, rubéola, sarampo e virose.

Um diagnóstico imediato da dengue pode agilizar o tratamento do paciente, em caso de o resultado ser positivo, provocando uma redução de casos de morte por dengue no Brasil e no mundo.

 

Objetivos

A presente invenção trata-se de um imunossensor  para detecção e quantificação da proteína NS1 do vírus da dengue em uma amostra de sangue. Pode ser utilizada como diagnóstico da doença durante os primeiros dias de infecção, momento em que ainda não há produção de anticorpos por parte do organismo.

O resultado é apresentado entre 20 e 30 minutos; detecta o vírus no segundo dia de infecção; o teste pode ser feito no local onde está o paciente, pois é portátil; não necessita de pessoal técnico especializado para operação do equipamento; baixo custo para fabricação.

 

Aplicações

a) O diagnóstico por meio do kit do imunossensor é feito da seguinte maneira: amostras do sangue total ou do plasma do paciente são coletadas e gotejadas em um local apropriado na célula de medida. Aguarda-se um período para reação (20 a 30 minutos) e, em seguida, o resultado e o nível de concentração são mostrados em um display.

 

Público alvo: Empresas fabricantes de kits de diagnóstico clínico.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Parceiros: DNApta Biotecnologia

Patente registrada sobre n° BR 102013024319-1

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Haroldo Arakaki
Nirton Cristi Silva Vieira
FRANCISCO EDUARDO GUIMARAES
Alessandra Figueiredo
Rodrigo Lemos Lovato
Sérgio Moraes Aoki
Paulo Peitl Junior
Valtencir Zucolotto
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum