Matriz Polimérica Multidensa para Implantes Ósseos

 

Introdução

As reconstruções ósseas que utilizam próteses cirúrgicas e implantes ósseos, notadamente as cirurgias de reconstrução em cranioplastia e bucomaxilofacial são demandantes de biomateriais para confecção de implantes ósseos que favoreçam a ideal aceitação biológica. Atualmente diversos materiais têm sido utilizados para confecção de implantes e enxertos ósseos com propriedades semelhantes às do acetato de vinil com densidade única somente. Esses materiais, compósitos ou não, podem ser utilizados na confecção de implantes e enxertos ósseos, mas sem as características de multidensidade ou de gradiente funcional, como o desta patente.

 

Objetivos

Esta invenção tem como objetivo um material polimérico composto poroso bioativado e com gradiente funcional para ser utilizado em reconstrução óssea em geral. O produto obtido com as características poliméricas de polimetilmetacrilato (PMMA) multidenso é adequado como material para implante ósseo, enxertos e próteses cirúrgicas  para o preenchimento de cavidades ou substituição óssea geradas por traumas, malformação congênita e/ou doenças ósseas.

 

 

Aplicações

Cirurgias de reconstrução ósseas como cranioplastia e/ou bucomaxilofacial; no entanto esse material pode ser utilizado como enxertos ósseos de sequelas traumáticas de outros ossos do corpo em cirurgias de ortopedia.

 

Público alvo

Fabricantes de implantes e enxertos ósseos.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente registrada sob n° PI 0901976-6

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Lima
Universidade de São Paulo
alelima@usp.br
Inventores:
Benedito De Moraes Purquerio
Carlos Alberto Fortulan
Edelto Dos Santos Antunes
Thais Helena Samed E Souza
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum