Matriz Cerâmica Porosa Bioativa

 

Introdução

As reconstruções ósseas que utilizam próteses cirúrgicas e implantes ósseos, notadamente as cirurgias de reconstrução articulares,  cranioplastia e bucomaxilofacial são demandantes de materiais que favoreçam a ideal aceitação biológica em termos de previsibilidade e estabilidade. A matriz porosa de cerâmica bioativada com estrutura resistente mecanicamente desta patente é aplicável em enxertos e implantes ósseos e  foi desenvolvida para ser aplicada com variadas geometrias. A ela foi dada original e inédita composição com vista em melhorar sua utilização com eficiência e resistência mecânica em relação aos atuais biomateriais de cerâmica comerciais existentes.

 

Acessada em 09/02/15 - clique aqui.

Objetivos

Esta invenção tem como objetivo um material cerâmico composto poroso bioativo em gradiente funcional para ser utilizado em reconstrução óssea em geral como implante ou enxerto. A matriz porosa desta patente tem um núcleo denso envolto por uma superfície porosa bioativa com gradiente funcional, o que sana os inconvenientes e as situações negativas oferecidas pelos outros biomateriais relativas as características de multidensidade e gradiente funcional.

 

 

Aplicações

Reconstrução óssea em geral em cirurgias que apresentem qualquer  tipo de falha óssea seja traumática, oncológica ou agenesias.

 

Público alvo

Fabricantes de implantes e enxertos cirúrgicos.

 

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente registrada sob n° PI 0605628-8

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
Carlos Alberto Fortulan
Benedito De Moraes Purquerio
Cláudia Cristiane Camilo
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum