Material Inovador para auxiliar no ensino da Matemática (TQG)

 

Introdução

A TQG foi  criada para atender às necessidades de um material versátil, seguro para a manipulação, sustentável e motivador da aprendizagem matemática. Este material permite focalizar principalmente conceitos matemáticos algébricos e geométricos para os diversos níveis de ensino da Educação Básica. Tais atividades são possíveis devido à estrutura da tábua que possui duas faces com malhas distintas. Estas malhas – que podem ser delimitadas por chanfros ou traços levemente pintados – oferecem múltiplas oportunidades de ensino.

 

Objetivos

A TQG é um material didático manipulável que foi criado para se ensinar diferentes conhecimentos da matemática (geométricos, algébricos e aritméticos) nos diversos níveis de ensino da Educação Básica. Embora não se limitem aos conhecimentos listados a seguir, alguns exemplos de conteúdos possíveis de serem trabalhados com a TQG são: frações; introdução de conceitos básicos de geometria; volume de sólidos geométricos; propriedades algébricas; funções; matrizes e determinantes; números complexo; entre outros.

 

 

Aplicações e público alvo

• A Tábua Quadriculada Geoplanar é considerada versátil por possibilitar o trabalho de conteúdos de três grandes áreas do ensino de Matemática: Geometria, Álgebra e Aritmética.

• O público alvo são os alunos e professores da Educação Básica desde o nível mais elementar (anos iniciais do Ensino Fundamental) até o final do Ensino Médio.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Parceiros: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Patente registrada sob n° BR 10 2013 006810-1

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Lima
Universidade de São Paulo
alelima@usp.br
Inventores:
Renata Geromel Meneghetti
Ricardo Kucinskas
Tiago Santos Junior
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum