Marcadores Luminescentes para Biocombustíveis

 

Introdução

A marcação de combustíveis é uma prática antiga, no que se refere aos combustíveis comerciais usuais, como gasolina, etanol e óleo diesel, porém ainda inexistente em relação ao biodiesel. A adição de marcadores aos combustíveis configura-se como uma das medidas mais importantes contra fraudes e adulterações, permitindo a identificação e quantificação dos mesmos, bem como o seu rastreamento ao longo de uma cadeia produtiva e se candidata como alternativa importante na tentativa de tornar as adulterações e o mau uso dos combustíveis uma prática cada vez menos recorrente.

Objetivos

Destina-se à síntese e aplicação de compostos luminescentes para a marcação de biocombustíveis, como o biodiesel, que também podem ser utilizados na marcação de diesel, etanol, gasolina, bioquerosene e querosene.

 

Aplicações e público alvo

Os marcadores fluorescentes são adicionados diretamente ao biodiesel e em concentrações extremamente baixas, (de ppm a ppb). São invisíveis a olho nu em luz ambiente, porém facilmente detectados em diminutas concentrações por testes analíticos convencionais (testes de campo). Público alvo engloba produtores e distribuidoras de combustíveis em geral.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Parceiros: CNPq e CAPES

Patente registrada sobre n° BR 10 2012 012432-7

Informação sobre a PI:
Área(s):
Materiais
Energia
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Lima
Universidade de São Paulo
alelima@usp.br
Inventores:
Osvaldo Antônio Serra
Ana Cecília Bulhões Figueira
Kleber Thiago De Oliveira
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum