MOTOR DE CICLO DIESEL ALIMENTADO SIMULTANEAMENTE COM ÓLEO DE SOJA E ETANOL HIDRATADO

 

INTRODUÇÃO
          O sistema consagrado de alimentação de motores de ciclo Diesel permite a utilização de diesel de petróleo e de biodiesel em certas proporções, pois as características físico-químicas desses combustíveis não causam problemas ao sistema e aos motores. O uso de óleos vegetais sem transesterificação, diretamente nos motores Diesel, vem sendo estudado, buscando o seu emprego principalmente no campo do agronegócio; dessa forma, todas as operações relacionadas às atividades agropecuárias cotidianas poderiam se tornar autossuficientes no que diz respeito ao suprimento de energia para as máquinas.

Pensando neste desafio, a presente invenção apresenta um sistema de alimentação de motor de ciclo Diesel com base na utilização de óleos vegetais, mediante a injeção direta de óleo de soja, aquecido pela água de arrefecimento e pelos gases de exaustão do mesmo motor, e a injeção indireta de etanol altamente hidratado, possibilitando funcionamento regular, menor emissão de gases poluentes comparado ao motor a óleo diesel e minimização de inerente polimerização em função de melhor processo de combustão.

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A presente invenção se insere nos campos da agropecuária e energia renovável, mais precisamente na área dos biocombustíveis, ao descrever um sistema de alimentação de motor de ciclo Diesel, com base na utilização de óleos vegetais em consórcio com etanol altamente hidratado, para substituição do diesel de petróleo como combustível de motores Diesel. Destina-se, primordialmente, a atender a demanda energética do setor agropecuário, alimentando propulsores de máquinas que realizam operações rotineiras no campo.

        

Imagens: À esquerda, o motor experimental montado com os trocadores de calor, em que a seta da esquerda evidencia o sistema de aquecimento a água de arrefecimento, e a seta da direita mostra o sistema de aquecimento pelos gases de escape. À direita, o motor experimental montado com a TBI sem válvula-borboleta.               

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Agropecuária; Energia; Outros.  0088/2018                                                              

Escola de Engenharia de São Carlos (USP); Departamento de Engenharia Mecânica

(UFSCAR); Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (UFSCAR-FAI).

Protegida sob o nº BR102020020714-8                                                                               Polo São Carlos

                                                                                                                                         inovacao@sc.usp.br

                                                                                                                                        www.patentes.usp.br 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
NEYLOR DE LIMA FABIANO
SERVIDOR PÚBLICO
Universidade de São Paulo
neylorfabiano@usp.br
Inventores:
MÁRCIO TURRA DE ÁVILA
HÉLIO JOSÉ DONISETE TREBI
LUBEN CABEZAS-GÓMEZ
ROBERTO APARECIDO LOURENÇO
Palavras-chave:
Agronegócio
Aquecimento
Bioenergia
Flegma
Motor de ignição por compressão
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum