MINI-IMPLANTE ODONTOLÓGICO E KIT CIRÚRGICO PARA SUA APLICAÇÃO

 

Introdução

Implantes dentários para a estabilização da dentadura vêm se tornando cada vez mais populares nos últimos anos. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Médica, Odontológica e Hospitalar (ABIMO), no Brasil cerca de 800 mil implantes e 2,4 milhões de componentes de próteses são colocados por ano.

Dados mostram que a colocação de implantes na região anterior da mandíbula pode fazer grande diferença na qualidade de vida do paciente, no entanto, para muitos deles, os implantes feitos de forma tradicional não são uma opção viável, visto seu processo altamente invasivo, dolorido e com uma lenta recuperação.

Sendo assim, os mini-implantes aparecem como uma alternativa atraente para substituir o método tradicional em casos de pacientes que apresentam problemas de saúde e que não suportam o procedimento cirúrgico.

 

 

 

Objetivos

O objetivo da invenção é propor um mini-implante que apresenta chanfros longitudinais, que lhe conferem a função de broca e permitem uma simplificação da sua implementação e reduz os custos dos mesmos. Além disso, pelo seu formato, o equipamento requer apenas uma broca tipo lança para sua instalação, diferente do método tradicional, o qual é necessário um grande número de equipamentos, diminuindo ainda mais seus custos.

 

Aplicações e público alvo

a) Indústrias de equipamentos médicos, hospitalares e odontológicos.

 

Informações adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP) da Universidade de São Paulo (USP). A patente está depositada e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente registrada sob n° BR102016028989-0

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Andréa Cândido Dos Reis
Mariana Lima Da Costa Valente
Denise Tornavoi De Castro
Júlio César Souza Da Matta
Raphael Freitas De Souza
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum