INTRODUÇÃO
A Geração Distribuída pode ser definida como uma rede elétrica que contempla fontes de energia conectadas diretamente à rede de distribuição, principalmente fontes de energia renováveis como a energia solar e eólica (podendo ser combinadas com sistemas de armazenamento de energia, por exemplo: baterias). Sua principal característica é que a geração elétrica é realizada junto ou próxima dos consumidores dentro da rede da distribuidora que aquela unidade consumidora se encontra. Ou seja, consumidores que desejam produzir a sua própria energia elétrica através de sistemas geradores instalados em suas casas ou empresas (redes particulares).A geração distribuída é uma estratégia de geração descentralizada, que emprega geradores de pequeno porte e se contrapõe ao modelo tradicional de geração centralizada.
A presente invenção apresenta um método e um Sistema de Gerenciamento de Recursos Energéticos Distribuídos, podendo ser aplicado em sistemas de distribuição, transmissão, bem como em redes elétricas de consumidores industriais e comerciais. O gerenciamento é realizado por meio do controle da operação de um sistema elétrico que contém cargas e múltiplas fontes. A presente invenção apresenta um método e um Sistema de que podem ser operadas de forma controlada e coordenada estando conectados na rede elétrica ou até
mesmo não conectados operando de forma ilhada.
DIFERENCIAL
A presente invenção se diferencia por se tratar de método e um Sistema de Gerenciamento de Recursos Energéticos Distribuídos, que contempla fontes de energia conectadas diretamente à rede de distribuição, principalmente fontes de energia renováveis como a energia solar e eólica (podendo ser combinadas com sistemas de armazenamento de energia como baterias) e geradores particulares. O sistema permite que seja feito o cálculo (medição) mesmo com múltiplas fontes.
Imagem Ilustrativa 1 – Sistema medidor de energia Fonte: próprio autor. Imagem Ilustrativa 1 – Geração de energia eólica Fonte: próprio autor.
APLICAÇÕES E PÚBLICO –ALVO
A presente invenção se insere no campo da engenharia elétrica, mais especificamente no gerenciamento de sistemas elétricos com múltiplas cargas e fontes de energia.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Engenharia; 0060/2020
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - POLI USP
APOIO E FOMENTO: processos nº VERIFICAR
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.
Protegida sob os nº BR 10 2021 013424 0