INTRODUÇÃO
A Indústria 4.0 consiste na aplicação de tecnologias no contexto industrial, de modo que a competitividade aumente aliada à qualidade dos produtos. Pensando nisso, a tecnologia aqui apresentada oferece uma nova via de manufatura de materiais plásticos.
O sistema desenvolvido é capaz de identificar, ainda nos primeiros momentos da produção, a matéria prima utilizada e modificar o maquinário de forma a trabalhar o material em seus parâmetros ideais. A abrangência do sistema é tamanha que os mais diversos materiais plásticos e métodos de produção são englobados.
DIFERENCIAL
Os diferenciais tecnológicos estão presentes em todas as etapas do processo de produção. Na identificação, o uso de sensores extremamente pequenos e leves e tecnologias de espectroscopia reduz o tempo e a produção de resíduos tóxicos, aumentando a precisão e eficácia do exame. Graças ao banco de dados pré programado, não só polímeros puros, mas blendas e compósitos poliméricos podem ser trabalhados.
O ajuste dos parâmetros de processamento também são feitos de forma automática e específica para o material em processamento.
Os ganhos incluem também redução na perda de matéria prima, aumento na qualidade do produto final e ainda, redução dos danos ao equipamento. Por último, a modernização do sistema de produção implica diretamente maior competitividade, necessidade de mão de obra especializada e mais lucros.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Outros; 0043/2020
Escola de Engenharia de São Carlos – USP ---------------- -------------------------------------------- Polo São Carlos
APOIO E FOMENTO: CNPQ, n° 128767/2019-7; CAPES, n° 88887.200686/2018-00. --------inovacao@sc.usp.br
Protegida sob o nº BR 10 2021 007758 1 ---------------------------------------------------------- www.patentes.usp.br