Método de avaliação da predição da resposta terapêutica ao Metotrexato em doenças inflamatórias autoimunes

 

Introdução

Doenças autoimunes são desordens que possuem um espectro amplo de gravidade devido à disfunções do sistema imunológico. Por exemplo, a artrite reumatóide (AR) ocasiona um processo inflamatório marcante nas articulações, acarretando dor, edema e eritema no local da inflamação. Se a doença não for tratada corretamente, o processo inflamatório pode ocasionar um comprometimento funcional das articulações, levando a deformidades e limitações dos indivíduos acometidos para exercer atividades diárias. Entre os tratamentos disponíveis para a AR, a administração de Metotrexato (MTX) é o tratamento padrão, porém uma parte considerável dos pacientes com AR são resistentes ao MTX, o que culmina na utilização de outras estratégias terapêuticas, como a administração de imunobiológicos.

 

 

Objetivos

A invenção propõe um método rápido e efetivo capaz de predizer a resposta de um indivíduo ao tratamento com MTX, desenvolvendo kits para identificação e quantificação  de um biomarcador de resposta terapêutica presente no sangue.

 

Aplicações e público alvo

O método permite a optimização da escolha clinica das drogas disponíveis para o tratamento de pacientes acometidos por diversas doenças inflamatórias e autoimunes em que o MTX é utilizado, como artrite idiopática juvenil, artrite reumatoide, dermatomiosite, doença de Crohn, eczema, polimiosite, psoriase, vasculite e sarcoidose. A invenção possui alto interesse de desenvolvimento por industrias farmacêuticas e de diagnóstico.

 

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Patente registrada sob n° 10 2013 010996-7

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Raphael Sanches Peres
Jhimmy Talbot
José Carlos Farias Alves Filho
Thiago Mattar Cunha
Vanessa Carregaro Pereira
Paulo Louzada Junior
Fernando De Queiroz Cunha
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum