Introdução A artroplastia de recapeamento (resurfacing) de fêmures de quadril é uma técnica atraente por estar mais próxima da anatomia natural do quadril e atualmente tem mostrado excelente resultados em pacientes jovens e adultos ativos. Para isso são utilizadas ferramentas e dispositivos para modelar a extremidade óssea durante a cirurgia para o assentamento da prótese de recapeamento. O modelamento da extremidade do fêmur para realizar a artroplastia de recapeamento de quadril se inicia com a furação da cabeça do fêmur, a primeira e a mais importante das etapas. Atualmente essa furação é realizada com dispositivos sujeitos à imprecisão que podem prejudicar irreversivelmente a cirurgia. | |
Objetivos
Esta invenção tem como objetivo eliminar o problema de alinhamento da furação inicial da artroplastia de quadril com os eixos anatômicos do fêmur, pois a máscara de furação é personalizada para cada paciente, podendo guiar a furação da extremidade óssea com precisão e segurança.
A máscara apresentada nesta patente é personalizada e produzida em material não metálico, prototipável, inerte e esterilizável. Ela guia com precisão e seguranca a furação de extremidades ósseas para o recapeamento em crianças, jovens, adultos e idosos, bem como em animais de qualquer porte, que apresentem moléstias de articulações sinoviais de ossos longos ou curtos, esferoides, selares, trocoides, condilares e gínglimo. Pode ser fabricada em diversos tamanhos, atendendo a qualquer tipo de necessidade.
Aplicações e público alvo
É indicada para cirurgias de artroplastia de recapeamento de quadril de humanos e animais de pequeno, médio e grande porte.
Público alvo
Fabricantes de Próteses e Instrumentos cirúrgicos.
Estágio de desenvolvimento
Patente registrada sob n° PI 1.105.226-0