MÉTODO PARA ELIMINAÇÃO DE CÉLULAS-TRONCO TUMORAIS POR AÇÃO DO VÍRUS DA ZIKA

 

TÉCNOLOGIA DISPONIVEL PARA LICENCIAMENTO (clique aqui e veja o edital)

INTRODUÇÃO
         A presença de células-tronco tumorais está associada a agressividade, crescimento e recrudescimento  de diversos tipos de tumores, mesmo após o tratamento convencional , disseminando  a doença e gerando metástases em outras partes do corpo.

         Com base nesse conhecimento, a invenção consiste em um método para eliminar células cancerosas com caraterísticas de células-tronco, presentes em tumores malignos do sistema nervoso, e responsáveis pelo seu desenvolvimento e propagação.

           Para a eliminação das células cancerosas, o referido método inclui condições específicas que promovem a capacidade de o vírus Zika infectar e destruir, predominantemente, células cancerosas, com mínimo efeito em células normais. O método também é capaz de eliminar metástases tumorais, presentes em estágios avançados de câncer e de difícil tratamento.

           O método mostrou-se capaz de diminuir o desenvolvimento tumoral e até erradicar o câncer do organismo. Nesse mesmo modelo, a criação também demonstra ser capaz de inibir o desenvolvimento de metástases no neuroeixo, bem como de eliminar metástases tumorais pré-existentes. No caso de tumores metastáticos no neuroeixo, por exemplo, a injeção de partículas virais pode ocorrer por via intracerebroventricular, combinada ao tratamento convencional ou substituindo tratamentos que apresentam efeitos colaterais adversos como radioterapia e quimioterapia.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A presente invenção insere-se no segmento de biologia molecular, tratando-se de método para destruição de células cancerosas com propriedades de células-tronco, com base na ação oncolítica do vírus Zika.  Tendo como público-alvo, empresas de biotecnologia, biomédica e indústria farmacêutica.

               

   Figura  - Efeito do vírus Zika sobre o desenvolvimento de tumores de sistema nervoso central e respectivas metástases na medula espinhal.                     

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Saúde e Cuidados 0080/2017 Instituto de Biociências de São Paulo                    Polo São Paulo

Patente protegida sob o nº:  BR 102018008194-2                                                               alelima@usp.br

APOIO E FOMENTO: processo nº 2013/08028-1                                                              www.patentes.usp.br

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

“As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP” CAPES e Cnpq.                                                                                                                                                                                                                                                                              

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
OSWALDO KEITH OKAMOTO
MAYANA ZATZ
CAROLINI KAID DÁVILA
ERNESTO DA SILVEIRA GOULART GUIMARÃES
LUIZ CARLOS DE CAIRES JÚNIOR
Palavras-chave:
Câncer
Célula Tronco Cancerosa
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum