MÉTODO PARA A PRODUÇÃO CONSTITUTIVA E SECREÇÃO DE PROTEÍNAS HETERÓLOGAS

 

INTRODUÇÃO
          Sabe-se que a tecnologia do DNA recombinante pode produzir mudanças genéticas em microrganismos com o objetivo de melhorar características bioquímicas e fisiológicas que tenham valor para a indústria e possam ser exploradas comercialmente, como no caso da produção de enzimas. Ainda, as propriedades das enzimas podem ser melhoradas por desenho racionalizado ou evolução direcionada e a associação das duas estratégias apresentará uma rota de maior sucesso para melhorar as propriedades e função de uma enzima, ou mesmo criar uma nova função enzimática.

          Dessa maneira, foi desenvolvida a presente invenção, com a intenção de alcançar um método de obtenção do vetor de expressão pT7BsXA através das etapas (a) inclusão dos sítios de restrição específicos; (b) construção, por evolução dirigida, da biblioteca de variantes com mutações aleatórias na região do promotor por error-prone PCR; (c) construção, por evolução dirigida, da biblioteca de variantes com mutações aleatórias na região de origem de replicação ColE1 (ori) por error-prone PCR e (d) inserção do gene da proteína de interesse, em particular, enzimas oxidorredutases, transferases, hidrolases, liases, isomerases e/ou ligases. Adicionalmente, o presente pedido refere-se a um cassete de expressão.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Pode ser aplicado no campo da medicina, genética, e da biotecnologia. O público alvo são empresas que atuam com modificações genéticas.

 

               

 Figura: Eletroforese em gel de agarose com bandas que caracterizam digestões do vetor pT7BsXA, após processo de mutagênese sítio-dirigido por PCR, para introduzir sítios de restrição Apal e Xhol no vetor pT7BsXA.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Área: Outros      0083/2014    FFCLRP                                                            Polo Ribeirão Preto

Pedido de Patente protegido sob o nº: BR102014017026-0                              foprado@usp.br

                                                                                                                www.patentes.usp.br

Apoio e fomento: FAPESP e CNPq                                             

Processo nº2007/51561-1, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”

 

Informação sobre a PI:
Área(s):
Outros
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
JULIANA SANCHEZ ALPONTI
MARCOS LOURENZONI
RICHARD JOHN WARD
ROBERTO RULLER
TATIANA LOPES FERREIRA
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum