INTRODUÇÃO
A tecnologia apresentada trata-se de uma maneira de medir o nível de diferentes líquidos. Encontrando aplicação em ampla variedade de contextos, a medição precisa de fluidos pode auxiliar a detectar e até mesmo prever enchentes, além de garantir uma gestão mais dinâmica de reservatórios e tanques.
DIFERENCIAL
-
Medição sem contato direto com o fluido: maior segurança e menos desgaste dos sensores.
-
Alta precisão mesmo em condições adversas (temperatura, pressão, diferentes tipos de líquidos).
-
Instalação simplificada em tanques e reservatórios de diferentes formatos e tamanhos.
-
Versatilidade: funciona para vários tipos de líquidos, de água a combustíveis.
-
Confiabilidade: diminui falhas comuns em sistemas convencionais.

APLICAÇÕES E PÚBLICO–ALVO
Indústrias que produzem equipamentos para manuseio de fluidos de diferentes tipos como petróleo, saneamento ou até mesmo bebidas poderiam ser contempladas por esta invenção.
Por ser uma tecnologia que busca auxiliar no monitoramento de nível de líquidos e poder ser aplicada tanto em monitoramento de nível de rios para detectar enchentes, quanto em processos industriais, para monitorar nível de tanques, a tecnologia apresentada pode ser usada em escala global.

Área: Tecnologias da Comunicação e Informação; 18/2024
INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - ICMC Universidade de São Paulo – USP
Apoio e fomento: Processos n° 2021/10921-2; 2022/09644-7. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). "As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”. Processo n° 88887.940518/2024-00. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR - CAPES
Protegida sob o n° BR 10 2024 015429-0
Polo São Carlos - neylorfabiano@usp.br - www.patentes.usp.br