MÉTODO ANALÍTICO PARA A QUANTIFICAÇÃO DE BIODIESEL EM MISTURAS COMBUSTÍVEIS UTILIZANDO A CÂMERA DE UM SMARTPHONE

 

INTRODUÇÃO
          O biodiesel é comercializado misturado ao diesel e, atualmente, a legislação brasileira (lei nº 13.623/2016) determina que a quantidade de biodiesel adicionada ao diesel deve ser de 10% (v/v). O método oficial para quantificação de biodiesel em diesel (EN 14078/2009) é baseado em espectroscopia na região do infravermelho. Embora seja um método bem estabelecido, os dados gerados são relativamente complexos e necessitam de um profissional qualificado para tratá-los, além de não possibilitar que as análises sejam realizadas diretamente nos postos de combustíveis, uma vez que o equipamento necessita de um ambiente adequado.

        Os spot tests são baseados no consumo de pequenas quantidades de reagentes e solventes, e poucas etapas de execução, o que permite análises in-situ com baixa geração de resíduos. Spot tests  e imagens digitais têm se tornado uma realidade no desenvolvimento de procedimentos analíticos para análise de rotina, para fins qualitativos e quantitativos, de compostos orgânicos e inorgânicos. Atualmente, os spot tests podem ser usados em combinação com diversas tecnologias disponíveis, como os smartphones e aplicativos para obtenção e conversão das imagens digitais em valores de RGB, ganhando assim em praticidade e rapidez durante a análise.

          Considerando esse cenário, um procedimento utilizando spot test e imagens digitais foi desenvolvido para quantificar biodiesel misturado ao diesel. O método foi baseado em reações colorimétricas, que geram um complexo de cor violeta proporcionalmente à quantidade de biodiesel. As imagens digitais são capturadas por uma câmera de um telefone celular, em uma câmara com iluminação controlada (Figura 1). A radiação refletida é convertida em valores de RGB utilizando um aplicativo de acesso livre. O procedimento consome somente alguns microlitros de amostra, reagentes e solventes e gera ca. 1,0 mL de resíduo por determinação. Os resultados obtidos são concordantes com a metodologia oficial, com um nível de confiança de 95%. Essas características analíticas qualificam o método como uma alternativa rápida, prática e viável para o controle de qualidade de biodiesel misturado ao diesel.

       

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          Esta invenção visa facilitar e agilizar a determinação de biodiesel misturado ao diesel tanto em laboratório quanto nos postos de combustíveis, devido ao seu baixo custo, simplicidade, rapidez e praticidade, além do apelo à química verde, pelo baixo consumo de reagentes e solventes.

               

                                              Figura 1. Câmara com iluminação controlada para a captura das imagens digitais, contendo uma lâmpada de LED acoplada na parte inferior;

2. Curva analítica para a determinação do biodiesel nas misturas. A  fotografia mostra a formação do complexo violeta nas proporções 0-30 %(v/v) de biodiesel.                     

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Energia; 0002/2018  

Centro de Energia Nuclear na Agricultura - USP                                                               Polo Piracicaba

Patente protegida sob o nº:  BR102019001295-1                                                               alelima@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Área(s):
Energia
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
SAMARA SOARES
WANESSA MELCHERT MATTOS
LIDIANE CRISTINA NUNES
FÁBIO RODRIGO PIOVEZANI ROCHA
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum