INTRODUÇÃO
A todo momento milhares de produtos e tecnologias requerem a exploração de recursos naturais em grande escala. Entretanto, caminhando contra este movimento, há tecnologias criadas visando a utilização destes recursos causando dano mínimo ao meio ambiente. Pensando nisso, a presente invenção faz uso de células solares de modo eficiente como substituição de combustíveis fósseis com o intuito de criar uma tecnologia sustentável.
Utilizando a nanotecnologia e a criação de novos materiais com propriedades e estruturas ímpares, a tecnologia aqui apresentada refere-se ao processo de deposição de materiais semicondutores de ITO (óxido de índio dopado com estanho) e ITON (oxinitreto de índio dopado com estanho) com recozimento em forno convencional, obtendo materiais para aplicação em dispositivos fotovoltaicos.
Além disso, a tecnologia também apresenta um processo de deposição de filmes finos de ITON utilizando recozimento em plasma de nitrogênio oriundo de um forno PECVD (Plasma-Enhanced Chemical Vapor Deposition), de modo que o ITON obtido seja transparente e com as melhores propriedades elétricas e óticas, convergindo para o aumento de eficiência, quando aplicado, por exemplo, na fabricação de células solares.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
A presente invenção se insere no campo da deposição de filmes finos, mais especificamente voltado para o desenvolvimento de materiais para aplicação em dispositivos fotovoltaicos.
Medidas de eficiência quântica para as amostras resfriadas,
sob médio vácuo (esquerda) e alto vácuo (direita), no processo PECVD
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Energia; 0066/2014 e 0018/2017 Polo São Paulo
Escola Politécnica - USP e Universidade Federal do ABC - UFABC alelima@usp.br
Protegida sob os nºs: BR102014026498-1 e BR132019017771-2 www.patentes.usp.br