INSTRUMENTO CIRÚRGICO PARA CRICOTIREOIDOSTOMIA

 

Introdução

A cricotireoidostomia tem se mostrado um método cirúrgico eficiente nas emergências médicas, quando o suporte ventilatório se impõe como medida extrema para preservar a vida. No entanto, a falta de um instrumento cirúrgico adequado no procedimento pode provocar algumas complicações imediatas, como o sangramento, dificuldade de encontrar as vias aéreas; e tardias, como a paralisia das cordas vocais, a rouquidão e a presença de      tecido de granulação no orifício da cricotireoidostomia.

 

 

Objetivos

A invenção é um instrumento cirúrgico metálico, cilíndrico e curvo a ser utilizado para realizar a cricotireoidostomia de uma forma eficiente a fim de reduzir ou abolir as complicações causadas pela utilização de bisturis e facas. Como por exemplo, a paralisia de nervos ou a limitação da tensão das cordas vocais. Como benefício, a estenose subglótica não deverá ser tão frequente, afinal o instrumento ocupa somente 33% a 43% do volume da subglote e seu formato curvo evita que a penetração do instrumento na laringe faça um falso trajeto ou uma superpenetração.

 

Aplicações e público alvo

a) Setor de equipamentos médico-hospitalares.

 

Informações adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da Universidade de São Paulo (USP), o instrumento está com a patente concedida e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Patente concedida sob n° PI 0500983-9

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum