IMUNOSSENSOR ELETROQUÍMICO

 

INTRODUÇÃO
          Diversos estudos têm mostrado que doenças, tais como: ansiedade, depressão sazonal, hipertensão, diabetes tipo 2 e o aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, estão relacionadas ao nível anormal de melatonina.

O desenvolvimento de técnicas de menor custo, mais simples e que exijam menor preparação de amostra, são de grande interesse da área médica e de diagnósticos. Os biossensores apresentam  grande potencial para atender a essas demandas.

Os métodos mais utilizados atualmente para a quantificação de melatonina em fluidos biológicos apresentam: alto custo, demora para disponibilização dos resultados, necessidade de preparação de amostra, além da necessidade de pessoal e de equipamentos especializados.

A presente invenção compreende: imunossensor eletroquímico, seu processo de obtenção e uso do mesmo, baseado na técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS) e/ou voltametria cíclica (VC) para a detecção e quantificação do hormônio melatonina.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          O imunossensor desenvolvido é capaz de proporcionar maior acessibilidade à detecção e quantificação do hormônio melatonina, por ser um dispositivo de uso simples, baixo custo, por produzir resultados rápidos e assegurar adequada precisão nos diagnósticos.

Público alvo: Empresas que atuam na área de dispositivos médicos para diagnóstico.

 

               

                                              Figura  - Construção  do imunossensor.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Saúde e Cuidados Pessoais   0081/2016   IFSC                                                       Polo São Carlos

Patente protegida sob o nº:  BR102017019825-1                                                            eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                             www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Valtencir Zucolotto
Bruno Campos Janegitz
Camila Barbosa Bramorski
Juliana Cancino Bernardi
Laís Canniatti Brazaca
Regina Pekelmann Markus
Sanseray Da Silveira Cruz Machado
Palavras-chave:
Anticorpos
Biossensor
Eletroquímica
Melatonina
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum