INTRODUÇÃO
Diversos estudos têm mostrado que doenças, tais como: ansiedade, depressão sazonal, hipertensão, diabetes tipo 2 e o aumento do risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer, entre eles o câncer de mama, estão relacionadas ao nível anormal de melatonina.
O desenvolvimento de técnicas de menor custo, mais simples e que exijam menor preparação de amostra, são de grande interesse da área médica e de diagnósticos. Os biossensores apresentam grande potencial para atender a essas demandas.
Os métodos mais utilizados atualmente para a quantificação de melatonina em fluidos biológicos apresentam: alto custo, demora para disponibilização dos resultados, necessidade de preparação de amostra, além da necessidade de pessoal e de equipamentos especializados.
A presente invenção compreende: imunossensor eletroquímico, seu processo de obtenção e uso do mesmo, baseado na técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica (EIS) e/ou voltametria cíclica (VC) para a detecção e quantificação do hormônio melatonina.
APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO
O imunossensor desenvolvido é capaz de proporcionar maior acessibilidade à detecção e quantificação do hormônio melatonina, por ser um dispositivo de uso simples, baixo custo, por produzir resultados rápidos e assegurar adequada precisão nos diagnósticos.
Público alvo: Empresas que atuam na área de dispositivos médicos para diagnóstico.
Figura - Construção do imunossensor.
ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO
Área: Saúde e Cuidados Pessoais 0081/2016 IFSC Polo São Carlos
Patente protegida sob o nº: BR102017019825-1 inovacao@sc.usp.br
www.patentes.usp.br