IMPLANTE COM PLATAFORMA PARA DESCARREGAMENTO DE FORÇAS

 

Introdução

  A osseointegração, do ponto de vista histológico, refere-se a interação da superfície do implante com o osso ao seu redor, sendo que esta por suas propriedades induzirá a formação do tecido ósseo. Baseando-se nisso, foram desenvolvidos muitos sistemas de implantes, sendo os mais comuns em formato de parafuso, hastes ou pinos. Durante o procedimento, os implantes são submetidos a esforços mecânicos que podem ocasionar complicações imediatas ou tardias, não cumprindo com o objetivo da osseointegração. Até agora nenhum implante foi totalmente capaz de proporcionar todas as exigências necessárias para uma fixação com estabilidade mecânica compatível ao tratamento proposto.

 

 

 

 

   

Objetivos

O presente implante foi desenvolvido para permitir a redução da perda óssea externamente ao implante após o período de osseointegração, por meio do descarregamento de forças, além de proporcionar uma maior área para a formação de osso em sua parte externa como em seu interior, aumentando e induzindo a formação do tecido ósseo, além de mantê-lo íntegro ao seu redor, para exercer a função ou melhorar a estabilidade biomecânica das estruturas do corpo humano ou de uma prótese. O dispositivo pode ser utilizado em cirurgias dentárias, ortopédicas ou faciais onde se necessite fixação de partes ósseas para formação de tecido ósseo.

 

Aplicações e público alvo

Empresas fabricantes de equipamentos médicos e odontológicos

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Odontologia (FORP) e Faculdade de Medicina (FMRP), ambas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP). O pedido de patente está depositado e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Pedido de patente registrado sob n° PI 1100900-4

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Andréa Cândido Dos Reis
Antônio Carlos Shimano
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum