IMAGEVI’S: SOFTWARE DE ANÁLISE DE IMAGENS PARA DETERMINAÇÃO DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

 

INTRODUÇÃO

Ferramentas de sensoriamento remoto voltadas à extração de características da vegetação têm sido consideradas alternativas importantes no monitoramento de culturas de interesse econômico. No setor agropecuário, o qual ainda é considerado um ramo pouco tecnificado no país, avanços recentes no desenvolvimento de métodos computacionais voltados à análise de imagens, têm permitido o oferecimento de novas tecnologias capazes de estimar e avaliar quantitativamente e qualitativamente atributos da vegetação, como cobertura do solo, vigor e dinâmica do crescimento, pragas e doenças, bem como o status de nutrientes das plantas, permitindo a coleta de informações em grandes áreas, de forma rápida e prática e com menor custo. Neste âmbito, o uso de índices de vegetação tornou-se popular na Agricultura e Pecuária de Precisão.

Índices de vegetação (IV’s) são algoritmos baseados em operações algébricas entre índices de cores ou índices espectrais obtidos por um determinado sensor, e são utilizados para identificar, extrair, condensar e realçar os objetos de interesse a fim de gerar informação para apoiar o processo de tomada de decisão. A aquisição das imagens para extração dos IV’s pode ocorrer por meio do uso de sensores terrestres, aéreos e orbitais, com o uso de sensores hiperespectrais e multiespectrais. Todavia, muitos deles são proibitivos para uso mais amplo, devido ao elevado custo.

A presente tecnologia traz um software pioneiro na determinação de IV’s, por meio do processamento de imagens obtidas através de câmeras digitais, scanners, smartphones e tablets, e foi originalmente desenvolvido para monitoramento do status de nutrientes em pastagens. O software processa as imagens e extrai diversos índices de vegetação, incluindo-se as bandas espectrais visíveis RGB (R, red; G, green; B, blue) e HSV (H, hue; S, saturation; V, value ou brightness).

.

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

A tecnologia pode auxiliar no monitoramento, avaliação e identificação das quantidades e o momento de se realizar aplicações de fertilizantes, melhorando a eficiência de produção, reduzindo impactos ambientais negativos e custos em sistemas baseados em pastagens. Pode ser aplicada nas áreas de Alimentação, Pecuária e Tecnologia da Informação e Comunicação.

Figuras: 1. Exemplos de dispositivos de captura de imagens para processamento pelo IMAGEVI’s.

              2. Interface da tela de inicio do software IMAGEVI’s (acima), e interface da tela de Índices de Vegetação (abaixo).

                 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Agropecuária, Alimentos eTecnologias da Comunicação e Informação; 0003/2020                Polo São Paulo

Faculdade de Zootecnia e Engenharia e Engenharia de Alimentos– USP                                          alelima@usp.br

Protegida sob o nº: BR 512020000551-9                                                                                              www.patentes.usp.br

                                                         

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
ADRIANO APARECIDO VIRGÍLIO
ADRIANO ROGÉRIO BRUNO TECH
LILIAN ELGALISE TECHIO PEREIRA
LUAN JARDIM DE SOUSA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum