Introdução Diversas áreas da engenharia são hoje dependentes de componentes de cerâmicas avançadas. Sob este enfoque, torna-se relevante a necessidade de se investigar e divulgar os processos de conformação e usinagem, visando ao desenvolvimento de novos produtos. A área de engenharia de implantes, particularmente, é uma das mais carentes dessa tecnologia. O presente invento contribui para a diminuição de algumas das lacunas tecnológicas existentes, em termos de projeto e fabricação, relacionados aos componentes cerâmicos esféricos. | |
Objetivos
A invenção se insere no campo de aplicações da engenharia mecânica, mais especificamente de máquinas e equipamentos para a usinagem esférica de materiais cerâmicos em geral, uma vez que se refere a uma máquina geradora de esferas de cerâmicas que realiza as quatro operações de usinagem (geração, retificação, lapidação e polimento) na produção de esferas e acetábulos para próteses cirúrgicas de recapeamento de quadril em materiais não metálicos e materiais cerâmicos em geral, preferencialmente, para artroplastias de recapeamento de articulações sinoviais esféricas de ossos longos.
Aplicações e público alvo
a) Mancais de elementos rolantes, instrumentos (two ball bar) de calibração de máquinas;
b) Esferas padrão de medidores de circularidade e esferas e acetábulos para próteses cirúrgicas de artroplastia de quadril.
Público alvo: Fabricantes de máquinas e equipamentos para usinagem esférica de esferas de cerâmicos. Fabricantes de esferas e acetábulos em próteses cirúrgicas para artroplastia de recapeamento de articulações sinoviais esféricas de ossos longos.
Estágio de desenvolvimento
Patente registrada sobre n° BR 10 2015006383-0