Formulação Cosmética Multifuncional a base de Spirulina

 

Introdução

       Com o avanço da idade, a pele começa a sofrer alterações que modificarão seu aspecto gradativamente por decorrência natural do próprio organismo e por fatores externos. Como consequência, a pele passa a realizar suas funções de maneira menos eficaz e adquire uma aparência enrugada por conta do afrouxamento da musculatura.

       A Spirulina é uma alga que apresenta uma composição rica em pró-vitamina A, vitaminas do complexo B, polissacarídeos e aminoácidos, possuindo de 50 a 70% do seu peso seco, o que confere à esta propriedades umectantes, emolientes, antioxidantes e protetora. Nesse contexto, a tecnologia antissinais apresentada combate causas e consequências do envelhecimento cutâneo através da ação dos nutrientes contidos na Spirulina e dos outros constituintes da formulação.

 

 

Objetivos

       A presente tecnologia consiste na produção de uma composição cosmética para aplicação na pele contendo extrato seco de Spirulina. Sua principal função é a ação antissinais através da inibição dos radicais livres que agem no envelhecimento, além de proporcionar hidratação em profundidade, menor perda de água, diminuição do número de rugas, maior firmeza, proteção e melhora das condições gerais da pele.

       Desta forma, há a incorporação de multifuncionalidade à composição de maneira estável, segura e com menor custo, uma vez que utiliza-se apenas um ativo de origem natural.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica.

 

Informações Adicionais

      A tecnologia foi desenvolvida pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP) e pela Ourofino Saúde Animal. A patente foi concedida no Brasil e está disponível para licenciamento.

 

 

 

Pedido de patente depositado sob o número: -PI1101659-0 (Concedida)

- PCT nº Oficial: PCT/BR2012/000095

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Patricia Maria Berardo Gonçalves Maia Campos
Dolivar Coraucci Neto
Flávio Bueno De Camargo Junior
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum