FORMULAÇÃO TÓPICA QUE AUMENTA A PERMANÊNCIA DAS SUBSTÂNCIAS FOTOPROTETORAS APLICADAS NA PELE

 

Introdução

Os Raios UV emitidos pelo sol geram os mais diversos efeitos na pele humana, são eles positivos, como a síntese da vitamina D3, como negativos, como a perda de água e elasticidade, vermelhidão, manchas e, em casos mais graves, câncer de pele (25% dos casos de câncer no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer).

Para isso, diversos especialistas e a Organização Mundial da Saúde indicam o uso constante de filtros solares. No entanto, longos períodos de exposição podem levar à degradação química e/ou a penetração dos filtros solares nas camadas mais profundas da pele, diminuindo a sua ação protetora e também podendo induzir a produção de espécies tóxicas.

 

 

Objetivos

A presente invenção propõe uma formulação que utiliza a tecnologia da nano encapsulação para proporcionar o aumento da fotoestabilidade e fotoproteção da rutina e de filtros solares, proporcionando aumento à capacidade fotoprotetora do produto. Sua inovação está na promoção da proteção contra RUV por meio da produção de nanopartículas lipídicas sólidas (NLS) dos produtos adicionados de ativos antioxidantes e sequestradores de EROs, as quais aumentam consideravelmente o tempo de permanência das substâncias aplicadas topicamente na pele.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica.

 

Informações adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo (USP). A patente está depositada e disponível para licenciamento ou parceria com a USP para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento
 

Patente registrada sob n° BR102015009018-8

Informação sobre a PI:
Área(s):
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum