FORMULAÇÃO TÓPICA DE LIBERAÇÃO SUSTENTADA CONTENDO CAMOMILA COM EFEITOS CICATRIZANTES

 

Introdução

A Chamomilla recutita é uma das plantas medicinais mais cultivadas no Brasil e no mundo. Seus extratos são de alto interesse das indústrias farmacêutica e cosmética, visto que apresentam atividades anti-inflamatória, antioxidante e adstringente. Sabe-se, entretanto, que a incorporação de extratos de plantas demonstra baixa estabilidade, de modo que sua utilização em formulações torna-se complicada.

A utilização de sistemas microencapsulados em formulações, contendo o extrato de Chamomilla recutita pode apresentar inúmeras vantagens, tais como: o aumento da estabilidade do composto, a sustentação e o controle da liberação dos ativos, além da redução da perda de substâncias voláteis. Outra vantagem destes sistemas, ainda,  é a possibilidade de utilização das microcápsulas produzidas como um produto final pela indústria em diferentes aplicações terapêuticas, ou ainda, como um produto intermediário nestas preparações .

 

 

Objetivos

A tecnologia consiste em um processo de microencapsulação de extratos de camomila, de modo a permitir a liberação sustentada e a maior estabilidade de formulações, as quais poderão ser utilizadas para  prevenir de modo eficaz as lesões de pele, como aquelas relacionadas às radiodermites e às lesões periestomais.

 

Aplicações e público alvo

Indústria cosmética e farmacêutica;

 

Informações Adicionais

Desenvolvida na Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da Universidade de São Paulo (USP), com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). A tecnologia está disponível para desenvolvimento industrial.

 

Estágio de desenvolvimento

 

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Flávia Oliveira Do Prado Vicentin
Universidade de São Paulo
55 (16) 3315-4591
foprado@usp.br
Inventores:
Luis Alexandre Pedro De Freitas
Danielle Cristina Garbuio
Simone Vieira Pereira
Palavras-chave:
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum