FORMULAÇÃO NANOESTRUTURADA PARA INFECÇÃO BACTERIANA OCULAR

 

INTRODUÇÃO

As bactérias são a principal causa de infecções oftálmicas em âmbito global, sendo que o tratamento tópico requer dose elevada e repetidas administrações para atingir efeito terapêutico.

Tendo em vista a necessidade de adequada terapia das infecções bacterianas oculares, o besifloxacino, antibiótico, foi encapsulado em um sistema lipídico nanoestruturado composto por um lipídeo sólido, um lipídeo líquido, um tensoativo e um co-tensoativo. O sistema lipídico nanoestruturado permite a administração tópica nos olhos e, com isso, confere maior tempo de retenção do fármaco na superfície ocular. 

O sistema aqui descrito foi concebido através de métodos industrialmente aplicáveis e permanece estável em condições de armazenamento por pelo menos 90 dias, sendo, portanto, passível de pronta adoção em escala industrial.
 

DIFERENCIAL 

O besifloxacino apresenta baixa solubilidade em água, o que limita sua biodisponibilidade e predispõe desenvolvimento de resistência. Assim, a presente tecnologia representa estratégia promissora em função do aumento da solubilidade do fármaco e o aumento da sua eficácia e segurança comparado aos produtos convencionais. Adicionalmente,  tem potencial para prevenir o surgimento de cepas bacterianas resistentes.
 

APLICAÇÕES E PÚBLICO-ALVO

A tecnologia a ser incorporada no ramo farmacêutico e industrial se insere no campo da nanotecnologia e das ciências farmacêuticas, servindo como ferramenta na área de Saúde e Cuidados (Humanos e Animais).
 

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

Área: Saúde e Cuidados (Humanos e Animais), Outros;  0016/2022
Faculdade de Ciências Farmacêuticas – USP
Protegida sob o nº BR102022022706-3
 
 
Polo São Paulo 
alelima@usp.br  
Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Alexandre Venturini Lima
Universidade de São Paulo
55 11 3091 2938
alelima@usp.br
Inventores:
NADIA CHACRA
MIRLA ANALI BAZAN HENOSTROZA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum