FILME BIODEGRADÁVEL ELABORADO COM AMIDO MODIFICADO POR OZÔNIO

 

INTRODUÇÃO
          A demanda pelo desenvolvimento de plásticos biologicamente degradáveis é crescente, devido principalmente às preocupações ambientais sobre o descarte de materiais não degradáveis e às oportunidades de mercados novos para as matérias-primas.

        Os filmes biodegradáveis atendem a essas necessidades, pois geralmente são produzidos com materiais biológicos. Dos filmes biodegradáveis presentes no mercado, 85% a 90% são oriundos principalmente de amido, porém raramente os amidos nativos possuem as propriedades desejadas, sendo necessário realizar processos de modificações. Entretanto, há desvantagens na adoção de tais processos, uma vez que são utilizados reagentes que levam à geração de grandes quantidades de águas com substâncias que devem ser tratadas para não causar impacto negativo ao meio ambiente. Em contrapartida, o uso do ozônio para a modificação de amidos é considerado uma tecnologia verde de oxidação, que exige procedimentos mínimos de purificação devido à rápida decomposição em oxigênio, tornando-se uma técnica amigável para o meio ambiente ao não deixar resíduos poluentes tóxicos.

       Nesse sentido, a presente invenção apresenta um filme biodegradável obtido a partir de amido modificado pela técnica de ozonização, o qual apresenta características únicas, tais como maior elasticidade, maior hidrofobicidade e maior transparência, resultando em uma alternativa para uso em embalagens biodegradáveis, produtos descartáveis e revestimentos de superfície, tendo como base matérias-primas atóxicas e de fonte renovável. O filme biodegradável mostra-se uma alternativa sustentável de baixo custo.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

          A tecnologia serve como ferramenta em diversos segmentos, como nos setores de Alimentos, Agropecuária e Saúde e Cuidados, uma vez que apresenta uma metodologia de modificação de baixo impacto, tanto para os consumidores quanto para o meio ambiente.

               

 Imagens:  Demonstração do processo de filmes produzidos com amidos modificados com ozônio e a sua maior transparência em comparação com os filmes produzidos com amido nativo (sem modificação).              

     

ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

 

Áreas: Agropecuária; Alimentos; Saúde e Cuidados (Humanos e Animais); Outros;  0065/2018

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz / Escola Politécnica – USP                 

APOIO E FOMENTO: CNPq nº 306557/2017-7 e nº 306414/2017-1; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) nº 2016/18052-5 e 2017/05307-8. “As opiniões, hipóteses e conclusões ou recomendações expressas neste material são de responsabilidade do(s) autor(es) e não necessariamente refletem a visão da FAPESP”.

Protegida sob o nº BR102019011216-6                                              Polos Piracicaba e São Paulo      

                                                                                                                            paulogil@usp.br

                                                                                                                       www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
PAULO ROBERTO TRAUTEVEIN GIL
AGENTE DE INOVAÇÃO
Universidade de São Paulo
55 11 3091 4429
paulogil@usp.br
Inventores:
CARLA IVONNE LA FUENTE ARIAS
PEDRO AUGUSTO
CARMEN TADINI
NANCI CASTANHA DA SILVA
Palavras-chave:
© 2024. All Rights Reserved. Powered by Inteum