FILMES POLIMÉRICOS UTILIZADOS NA DESCONTAMINAÇÃO E ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE CICATRIZAÇÃO DE LESÕES

 

Introdução

As ulcerações constituem um problema de saúde pública que acomete principalmente os adultos refletindo em sua qualidade de vida.

As feridas crônicas são aquelas que não apresentam completa cicatrização após 30 dias de tratamento médico convencional e são caracterizadas pela remodelação prejudicada da matriz extracelular, inflamação prolongada e períodos de reincidência frequente. Tais lesões são de difícil tratamento, porque normalmente apresentam tecido fibrótico, necrose e infecções múltiplas. 

              Imagem 1 – Filme polimérico             
Fonte: CEPOF-USP

 

Objetivos

A presente invenção refere-se a um processo de obtenção de filmes poliméricos que compreendem curcuminóides e pectina, assim como os filmes obtidos para inativação de micro-organismos. Tais filmes podem ser utilizados associados à aplicação de uma fonte de luz favorecendo o processo de descontaminação de áreas infectadas, tais como feridas crônicas.

Principais benefícios relacionados a presente invenção:

 

•A formulação proposta possui maior tempo de estabilidade, quando comparada às formulações líquidas com fotosensibilizador;

•O processo de obtenção de filme é de baixo custo. A água é o componente mais abundante, seguido por pectina (polímero natural e biodegradável) e outros reagentes atóxicos aprovados para uso;

•O filme proposto pode ser associado à Terapia Fotodinâmica (TFD);

•Promove a redução do tempo de cicatrização.

 

Aplicações

Trata-se de uma estratégia racional para descontaminação de lesões, visto que essa nova formulação, em contato com a área que apresenta fluido biológico, possibilita a formação de uma camada gelatinosa que promove a liberação de curcuminóides no local da infecção.

Além disso, o presente filme com a associação da Terapia Fotodinâmica (TFD) promove a descontaminação da lesão e, ainda, promove a aceleração do processo de cicatrização de feridas crônicas. 

 

Público alvo: Indústria farmacêutica.

 

Estágio de desenvolvimento
 

 

Pedido de Patente depositado sob n° BR 10 2016 012772-6.

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Vanderlei Salvador Bagnato
Fernanda Mansano Carbinatto
Natalia Mayumi Inada
Dora Patricia Ramirez Angaritao
Vitoria Helena Maciel Coelho
José Dirceu Vollet Filho
Kate Cristina Blanco
Palavras-chave:
Curcumina
Curcuminoides
Feridas Crônicas
Filme
Formulação Farmacêutica
Terapia Fotodinâmica
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum