FERRAMENTA PARA O REGISTRO DIÁRIO DE INFORMAÇÕES DE PACIENTES

 

INTRODUÇÃO
          Com o aumento da expectativa de vida em quase todos os países do mundo, inclusive no Brasil, o número de pessoas idosas vem crescendo de forma considerável. Consequentemente, as doenças degenerativas, comuns às pessoas com idades avançadas, também tendem a aumentar correspondentemente. O cuidado com esses pacientes é de extrema importância e, infelizmente, um dos problemas enfrentados pela sociedade é que o número de cuidadores nesse contexto não segue um aumento proporcional, resultando então em cuidadores altamente sobrecarregados.

Acredita-se que o uso de tecnologia para algumas tarefas dos cuidadores (por exemplo, registro do dia a dia), possa amenizar essa sobrecarga. Diante dessa análise, foi desenvolvida uma ferramenta que utiliza técnicas de visualização de informação e conceitos colaborativos como solução.

Disponibilização de uma ferramenta, por aplicação Web, para auxiliar cuidadores e médicos no registro diário de informações dos pacientes. Além disso, outra vertente da aplicação é apresentação dos dados obtidos de forma mais intuitiva, utilizando representações visuais gráficas, fornecendo aos usuários uma estrutura suficiente para a coleta e consulta de informações diárias.

Com um layout responsivo, permitiu-se que o Day2Day pudesse ser usado tanto em computadores (como desktop e notebook), quanto em dispositivos móveis (como tablet e smartphone). Essa é uma característica importante da aplicação, uma vez que os registros são feitos a partir de toques na tela, facilitando sua aplicação e tornando o registro das informações mais rápido e simples.

 

APLICAÇÕES E PÚBLICO ALVO

       Atualmente, o Day2Day conta com dois tipos de interfaces: Administrador e Tutor.

O Administrador é o usuário que faz parte do corpo clínico e que terá como responsabilidade gerenciar as informações. O Administrador é responsável por editar as perguntas, usuários e visualizações, especificando quais resultados serão apresentados para um determinado tutor.

O usuário Tutor pode ser um profissional que faz parte da equipe médica, técnico em enfermagem ou um cuidador. O Tutor é encarregado de responder as questões criadas e indicadas pelo Administrador, podendo ter acesso às informações sumarizadas permitidas.

 

               

                                              Figura  - Hierarquia dos usuários do Day2Day.                     

 

  ESTÁGIO DE DESENVOLVIMENTO

   

Área: Outros   025/2017   ICMC                                                                                        Polo São Carlos

Software protegida sob o nº:  BR512017000881-7                                                        eduardobrito@usp.br

                                                                                                                                        www.patentes.usp.br

Informação sobre a PI:
Para mais informações, entre em contato:
Eduardo Vieira De Brito
ADMINISTRADOR
Universidade de São Paulo
55 16 3373 8052
eduardobrito@usp.br
Inventores:
Seiji Isotani
Wilmax Marreiro Cruz
Palavras-chave:
Apoio à Decisão
Registros Diários
© 2019. All Rights Reserved. Powered by Inteum